Avaliação dos efeitos do método isostretching na capacidade funcional de mulheres com idade entre 45 a 75 anos
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: A prática de exercícios físicos em suas mais diferentes modalidades contribui para promover adaptações satisfatórias na capacidade funcional de indivíduos em processo de envelhecimento. OBJETIVO: Avaliar os efeitos do método Isostretching na aptidão funcional de indivíduos. MÉTODOS: Estudo longitudinal realizado com seis indivíduos do gênero feminino, com média de idade de 66,5 ±11,34 anos, avaliados em relação à capacidade funcional, por meio do teste de caminhada de 6 minutos pré e pós aplicação de 12 semanas do método Isostretching. Os dados foram apresentados por meio da estatística descritiva (média e desvio padrão), a normalidade da amostra foi avaliada por meio do teste Shapiro Wilke e os resultados obtidos pré e pós foram comparados por meio do teste t de student pareado considerando-se p<0,05. RESULTADOS: Foram encontradas distâncias percorridas pré e pós aplicação do método Isostretching de 561,89 ± DP e 580,52 ± DP respectivamente, ocorrendo aumento de 18,63 m, porém este não foi significativo (p>0,05). CONCLUSÃO: Por meio da realização deste estudo foi possível verificar que o método Isostretching não proporcionou aumento significativo da capacidade funcional de mulheres com idade entre 45 e 75 anos, porém, tais resultados não descartam a utilização do método como recurso para incremento da capacidade funcional, uma vez que foi possível observar que os valores pós atividade foram maiores que os iniciais.
Article Details
How to Cite
Lanferdini, M. C., Castro, M. S., & Ribas, D. I. R. (2017). Avaliação dos efeitos do método isostretching na capacidade funcional de mulheres com idade entre 45 a 75 anos. Cadernos Da Escola De Saúde, 2(14). Retrieved from https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/view/2437
Section
Original Article
We transfer the copyright pertaining to the manuscript, accepted for publication in this journal, to the exclusive property of Cadernos da Escola de Saúde, and we agree that partial or total reproduction in any means of dissemination, printed or electronic, without the prior and necessary authorization is requested from the Journal's Board of Directors.