Efeitos dos exercícios psicomotores em ambiente aquático no equilíbrio de crianças com Síndrome de Down

Conteúdo Principal do Artigo

Laryssa Marques Matias
Lidiane Antunes
Mayra Matos Fernandes
Danieli Isabel Romanovitch Ribas

Resumo

Introdução: Indivíduos com Síndrome de Down apresentam dificuldades motoras, principalmente as que envolvem o equilíbrio, causando limitações na realização das atividades de vida diária, tais como vestir-se sozinho, brincadeiras escolares, alteração da marcha, subir e descer escadas. Desta forma, intervenções precoces, como a aplicação de exercícios psicomotores, poderão beneficiar a criança, melhorando suas habilidades motoras. Objetivo: Avaliar os efeitos dos exercícios psicomotores realizados em ambiente aquático no equilíbrio de crianças com Síndrome de Down. Metodologia: Estudo longitudinal realizado em uma Instituição de ensino superior com duas crianças com Síndrome de Down, sendo uma do gênero feminino e outra do gênero masculino, com média de idade de 9,5 ± 0,7 anos. Aprovado pelo CEP sob parecer 952.849. Ambas as crianças foram submetidas a um programa de exercícios psicomotores em ambiente aquático, duas vezes na semana, com duração de 45 minutos, por um período de 12 semanas. No início e no final do estudo os participantes foram submetidos à avaliação psicomotora por meio da Escala Rosa Neto. Com esta escala foi possível avaliar as seguintes habilidades motoras: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade, além de determinar a idade motora geral e o quociente motor das crianças. Resultados: Após 12 semanas de aplicação do programa de exercícios psicomotores em ambiente aquático, foi possível verificar que ambos os participantes obtiveram melhora na idade motora geral, quociente motor, classificação geral do desenvolvimento e no equilíbrio. Conclusão: Os exercícios psicomotores em ambiente aquático promoveram melhora do equilíbrio em crianças com Síndrome de Down.

Detalhes do Artigo

Como Citar
Matias, L. M., Antunes, L., Fernandes, M. M., & Ribas, D. I. R. (2017). Efeitos dos exercícios psicomotores em ambiente aquático no equilíbrio de crianças com Síndrome de Down. Cadernos Da Escola De Saúde, 1(15). Recuperado de https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/view/2454
Seção
Artigo Original

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