Caracterização sensorial de leites submetidos aos processos de ultra alta temperatura (UAT) e de pasteurização
Conteúdo Principal do Artigo
Resumo
Diversas marcas de leite UAT foram analisadas comparando‑as com leites pasteurizados, verificando a preferência entre os consumidores. Realizou-se levantamento de dados sobre marcas de leites produzidos pelos processos de UAT e pasteurizado. Foram selecionadas 3 marcas de leites UAT com perfil físico-químico de interesse técnico e 1 marca de leite pasteurizado. Para o teste de análise sensorial foi empregado o método de escala hedônica com duas escalas verbais de sete pontos, analisando os atributos sensoriais de gosto e sabor. Os resultados finais foram submetidos à análise estatística de ANOVA juntamente com Teste de Tukey. Nas quatro marcas analisadas, no parâmetro sabor, uma das marcas de leite UAT foi significativamente mais aceita ao nível estatístico de 5% que a de leite pasteurizado. No parâmetro gosto, outra marca de leite UAT foi significativamente mais aceita ao nível estatístico de 1% que a do leite pasteurizado. As duas marcas de leite UAT analisadas obtiveram, respectivamente, sabor agradável e gosto adocicado significativamente melhor. Por outro lado, a marca contendo leite pasteurizado foi avaliada com um gosto salgado e sabor desagradável demonstrando baixa preferência por parte dos degustadores. Realizou-se também análise para verificar fraude por adição de sacarose e 2 marcas UAT apontaram resultados positivos.
Detalhes do Artigo
Como Citar
Degáspari, C. H., & Garcia, V. R. (2017). Caracterização sensorial de leites submetidos aos processos de ultra alta temperatura (UAT) e de pasteurização. Cadernos Da Escola De Saúde, 2(16). Recuperado de https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/view/2463
Edição
Seção
Artigo Original
Transferimos os direitos autorais pertinentes ao manuscrito, aceito para publicação nesta revista, para propriedade exclusiva dos Cadernos da Escola de Saúde e, concordamos que seja vedada a reprodução parcial ou total em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada ao Conselho Diretor da Revista.