FORMAS DE DETECÇÃO BREVE DA DEPENDÊNIA QUÍMICA NO SUS

Conteúdo Principal do Artigo

Bruno Batista de Oliveira
Luiza Lazzari Linzmeier
Juliana Aparecida dos Santos Saar4
Poliana da Silva Botelho Mendes5
Tatiane Andrade dos Santos Teixeira
Adriana de Oliveira Christoff

Resumo

A dependência química, doença caracterizada pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas, é um tema que merece destaque não apenas pela sua atualidade, mas também por sua tamanha complexidade. É uma condição que está fortemente inserida em um contexto social, mas sofre constantes mutações de acordo com os âmbitos econômicos, políticos e culturais da nação. Nesse sentido, esta pesquisa teve como propósito principal identificar de que forma é realizada o atendimento do paciente dependente quimico dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o primeiro contato do usuário com a equipe de saúde, até sua chegada no serviço especializado, o acolhimento juntamente com a orientação à família e o papel da equipe multidisciplinar durante o tratamento. Sendo assim, uma entrevista foi elaborada com uma enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do bairro Boa Vista, em Curitiba- Paraná, de forma presencial. Por fim, entende-se que a reabilitação psicossocial é realizada através de práticas que visem a promoção do protagonismo para o exercício dos direitos humanos de cidadania dos usuários e família.

Detalhes do Artigo

Como Citar
Batista de Oliveira, B., Lazzari Linzmeier, L., Aparecida dos Santos Saar4 J., da Silva Botelho Mendes5P., Andrade dos Santos Teixeira , T., & Christoff, A. de O. (2022). FORMAS DE DETECÇÃO BREVE DA DEPENDÊNIA QUÍMICA NO SUS. Cadernos Da Escola De Saúde, 21(1). https://doi.org/10.25192/issn.1984-7041.v21i16358
Seção
Enfermagem
Biografia do Autor

Adriana de Oliveira Christoff, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica / Indústria e Alimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professora pesquisadora do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil). Possui experiência na área de Farmacologia com ênfase em Metabolismo hepático e na área de drogas de abuso. Participa de pesquisa básica e clínica na área de drogas de abuso.

Referências

1Basso, H. R. T. G., 2019. Dependência química: tudo o que você precisa saber. [Online] Available at: https://redehumanizasus.net/dependencia-quimica-tudo-o-que-voce-precisa- saber/#:~:text=A%20depend%C3%AAncia%20qu%C3%ADmica%20deve%20contar,e%20i nterna%C3%A7%C3%A3o%20(se%20necess%C3%A1ria)

2 Governo Federal. Política Nacional de Humanização: HumanizaSUS. Governo Federal [online]. 2022 Mar 31 [cited 2022 Mar 31]: sp. Available from: https://www.gov.br/saude/pt- br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus.


3Summit, S., 2020. O alcoolismo e a dependência de drogas no Brasil. [Online] Available at: https://summitsaude.estadao.com.br/desafios-no-brasil/o-alcoolismo-e-a- dependencia-de-drogas-no-brasil/amp/

4Rasera, C. S. et al., 2021. Diretrizes institucionais dos Centros de Atenção Psicossicial - CAPS, CURITIBA: s.n.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>