ADEQUAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Conteúdo Principal do Artigo

Kawana Aparecida Lacerda da Cruz
Hemily Caroline Cleto Merele
Edilceia Domingues do amaral Ravazzani

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é considerado o maior e mais antigo programa de alimentação e nutrição da América Latina, gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com finalidade de suprir necessidades nutricionais, ofertando no mínimo uma refeição saudável e equilibrada, no período de permanência nas escolas da rede pública de ensino. O programa contribui no aprendizado e proporciona hábitos alimentares saudáveis. Porém, diante do cenário da pandemia da COVID-19, com aulas presenciais suspensas, esse benefício foi severamente impactado. O objetivo dessa pesquisa, foi apontar estratégias utilizadas para garantir a segurança alimentar dos estudantes diante do afastamento social e ressaltar a importância da alimentação escolar. Logo após o início da pandemia, a gestão pública preocupada e atenta a necessidade alimentar, determinou que crianças e adolescentes matriculadas nas escolas e colégios públicos, deveriam receber os gêneros alimentícios na forma de kits, sendo definidos pela equipe de nutrição, gestora municipal e estadual, embasado no consumo em seus respectivos locais de estudo. Os kits deram preferência para alimentos in natura e minimamente processados, respeitando sazonalidade, cultura alimentar, qualidade nutricional e sanitária. Concluiu-se que os kits de alimentação escolar entregues, foram necessários e importantes para continuar garantindo acesso a alimentação de qualidade, e que medidas como essas, promovem o Direito Humano à Alimentação Adequada e a segurança alimentar em situações de crise.

Detalhes do Artigo

Como Citar
Aparecida Lacerda da Cruz, K., Cleto Merele, H. C., & Domingues do amaral Ravazzani, E. (2023). ADEQUAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Cadernos Da Escola De Saúde, 23(1), 42-54. https://doi.org/10.25192/issn.1984-7041.v23i16876
Seção
Artigo Original

Referências

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